BIOGRAFIA

David Coulthard


Nome: David Marshall Coulthard
Nascimento: 27/03/1971, Twynholm, Escócia
Nacionalidade: Escocês
Apelido: DC
Hobby: Golf e ciclismo
Família: A família Coulthard: os pais Duncan e Joyce Coulthard, David e uma irmã. Recentemente a família aumentou um pouquinho, já que DC casou-se com a jornalista belga, Karen Minier, com quem tem um filho, Dayton Minier Coulthard (21/11/2008).



História no Automobilismo:

Coulthard iniciou bem jovem no kart, onde teve uma carreira bem sucedida: aos 12 anos tornou-se Campeão Escocês de Kart Junior pela primeira vez, campeonato que conquistou mais 3 vezes, além disso venceu o Scottish Open Championship 2 vezes, o British Super 1 Championship (Junior) e Scottish Open Championship (Senior). Em 1988 ele encerrou as atividades no kart, seguindo para outras categorias.

Em 1989, conquistou a Fórmula Ford, fato que lhe rendeu o prêmio McLaren/Autosport Young Driver of the Year award.

No ano seguinte machucou-se no circuito de Spa-Francorchamps, prejudicando o restante da temporada. Mas em 1991, David recuperou-se e participou da Fórmula 3, ganhando 2 corridas.

Em 1992, Coulthard participou da Fórmula 3000, pela equipe Paul Stewart Racing, terminando o campeonato na 9º lugar, colocação que foi melhorada no ano seguinte, quando David ficou com o 3º lugar.

No ano de 1993, paralelo à Fórmula 3000, David tornou-se piloto de testes oficial da equipe Williams/Renault, que no ano seguinte receberia o tricampeão mundial de F1, Ayrton Senna. E em 1994, após a morte de Senna, David assumiu seu lugar, sendo o seu primeiro Grande Prêmio o GP da Espanha. Em sua primeira temporada na F1, ele ficou em 8º lugar.

No ano seguinte, ele conquistou 5 poles, sendo que uma delas possibilitou sua primeira vitória, no GP de Portugal.

Em 1996, David mudou-se para a equipe de Ron Dennis, a McLaren, onde encontrou-se com o finlandês Mika Hakkinen, que viria se ser bicampeão mundial, 98 e 99. O melhor resultado de Coulhard na Fórmula 1 foi o seu vice-campeonato em 2001, naquele ano a categoria já vivia a Era Schumacher.

Foi na McLaren onde David conquistou as suas outras 12 vitórias, completando 13 ao total em sua carreira na F1.

Com a aposentadoria de Mika Hakkinen, o seu companheiro de equipe passou a ser o também finlandês (e octete) Kimi Räikkönen. Ao final de 2004, após completar 9 anos trabalhando em Woking, Coulthard assinou contrato com a recém-chegada a categoria, Red Bull Racing.

Na Red Bull Racing, David correu por 4 temporadas, até 2008, quando no GP da Inglaterra, anunciou que aquela seria sua última temporada de F1.

Nestes anos de RBR Coulthard conquistou dois pódios, um no GP de Mônaco em 2006, quando subiu ao pódio vestindo de Superman (trabalho de divulgação do filme “Superman Returns”). A outra vez foi no ano de sua aposentadoria, no GP do Canadá de 2008.

David apesar de nunca ter vencido um campeonato de F1, tem seu nome escrito na história da categoria, sendo o piloto britânico com que conquistou mais pontos, 535. Além de fazer parte do grupo de pilotos com mais GP disputados, com 247. O recordista neste quesito é o brasileiro Rubens Barrichello.

Em 2009, apesar de aposentado, Coulthard continuará atuando na Red Bull Racing como consultor, além de virar comentarista de F1 no canal britânico BBC.

O ano de 2010 continua agitado para o Octete escocês: ele continua como embaixador da marca Red Bull; segue na TV, como comentarista do canal BBC, ao lado de Eddie Jordan; e volta às pistas... só que desta vez na categoria de turismo alemã, a DTM.

Em 2011 David será, ao lado de Martin Brundel,l um dos comentaristas nas transmissões das corridas de F1 pelo canal BBC. O ex-piloto de F1 permanece como membro do time Red Bull e pretende seguir também na DMT.

2012 foi definitivamente o último ano de DC nas pistas. Agora em 2013, e sem a DTM, ele segue com sua carrreira de comentarista na BBC.

Curiosidades:

- É proprietário de um Hotel em Mônaco, Columbus.
- Namorou por muito tempo a modelo brasileira, Simone Abdelnour.
- Em sua auto-biografia (It Is What It Is) David assumiu ter tido bulimia na adolescência.
- DC já deu 55.400 entrevistas; usou 160 macacões, 140 capacetes, 85 pares de luvas; fez 31.322 horas de exercícios físicos e pegou 1.927 voos.
- Foi o único piloto a usar uma fantasia de Superman em um pódio, em Mônaco 2006.
- Esteve em 22 desfiles de moda, um deles organizado pela filha do chefão Bernie Ecclestone.

É um Octete porque traz consigo um charme inegável e a diplomacia que lhe rendeu no paddock a fama de piloto tranqüilo e amigo de todos. David é parte fundamental para fazer do nosso Octeto um lugar mais especial.

Site Oficial: http://www.davidcoulthard.co.uk/

- By Tati -

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roubou a cena!