Villeneuve: decisão faz sentido, mas é política

Segue notícia do Grande Prêmio que traz a opinião do nosso Octete Rei sobre a saida repentina da Honda.

A opinião de Jac é interesante, uma vez que ele esteve intimamente envolvido na criação da BAR, equipe que precedeu a Honda.


Villeneuve: decisão faz sentido, mas é política

Participante do projeto que criou a BAR – a antecessora da Honda –, Jacques Villeneuve afirmou que a decisão da montadora japonesa de deixar a F-1 teve sentido, mas foi basicamente política.

“Acredito que é uma decisão política. Acho que a F-1 não era um dos maiores gastos da Honda, mas com o atual momento da economia mundial, é necessário entender que é preciso fazer cortes”, falou ao site da revista “Autosport”.

Para o campeão mundial, o fraco desempenho do time ajudou bastante na medida extrema tomada pela fábrica. “É surpreendente porque ninguém espera que as equipes deixem a F-1, mas ao ver de fora os resultados da Honda nos últimos anos, isso faz sentido", disse.

Villeneuve esteve diretamente ligado na criação da escuderia sediada em Brackley, na Inglaterra, que de 2006 até esse ano foi a Honda. O ex- empresário do canadense, Craig Pollack, foi um dos fundadores da antiga BAR, ocupando o cargo de chefia até 2002. Jacques guiou pela equipe de 1999 até 2003.

By Lu

Comentários

Henry disse…
Jenson: "Eu estou certo que terei mais a dizer nos próximos dias, mas hoje é um dia dedicado para as pessoas que eu considero minha equipe - e que fantástico grupo de pessoas eles são!"
Anônimo disse…
Anos atrás soube que a Toyota tinha separado mais de 5 bilhões de dólares para o projeto de longo prazo na Formula 1. Com a Honda pelo jeito foi a mesma coisa, teve ate a cautela de começar a parceria com a BAR entre 1999 e 2005, depois comprou a equipe e virou somente Honda. O problema é que ninguém contava com essa grave crise no mercado mundial! Nos últimos 3 anos a Honda gastou mais de 1 bilhão e 200 milhões de dólares, e poderia continuar por mais uns bons anos na Formula 1, o problema é que ela não pode gastar o que separou para brincar de Formula 1 sabendo que teve uma forte queda de venda de carros. Como disse o Jacques é uma decisão política, claro que os baixos resultados ajudaram na decisão de deixar a categoria, mesmo assim ela ia seguir em frente, e estava ate bem otimista com o carro para 2009. Como o mercado dos carros Honda esta em forte queda pelo mundo ela esta fazendo o certo, o dinheiro que a Honda ia gastar na F1 pode ser de grande ajuda para não deixar a marca Honda desaparecer, melhor perder 1000 empregos na Formula 1 que milhares pelo mindo. A coisa esta feia, Bernie bem que disse: " isso é um aviso a outras equipes". Da mesma forma que a crise chegou a Honda, também pode chegar para a Fiat, Mercedes,Renault, BMW e Toyota na F1...não é a toa que a RBR parou a revista Red Bulletin, a Williams acabou de cancelar uma festa, ate falaram que os 18 capacetes usado por Button em uma temporada era exagero! Os dias de ostentação na Formula 1 estão contados, os gastos na Formula 1 hoje é coisa surreal! A hora é de corte de gastos em todos os setores e isso ja esta sendo feito, ninguém tem garantia de nada, mas acredito que não é o fim da Formula 1, ela irá sobreviver...
Anônimo disse…
ops...corrigindo: "milhares pelo mundo"

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!