O menino está preocupado

Matéria do Globo.com

Sebastian Vettel está preocupado com a segurança do Kers, que estréia em 2009


Sebastian Vettel, que correrá na RBR em 2009, admitiu que está preocupado com a segurança do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers). Mesmo com poucos meses para o início da nova temporada, poucas equipes começaram a testar a nova tecnologia.

As equipes tiveram alguns problemas com o Kers. O incidente mais famoso foi o do mecânico da BMW Sauber que sofreu um choque elétrico no primeiro teste com o sistema, na metade desta temporada, em Valência.

- Para o ano que vem, minha preocupação é a segurança do sistema. Será seguro o suficiente nas corridas? Para uma equipe usar o Kers será preciso que ele seja mais veloz e 100% confiável. Faltam três meses para o início da temporada 2009. E só no ano que vem as equipes voltarão a testar - diz Vettel, em entrevista ao site da revista inglesa "Autosport".

A RBR não deve usar o Kers até fevereiro, quando o carro de 2009 correrá pela primeira vez. Isto significa que a equipe terá seis semanas para testar o sistema antes do GP da Austrália, no dia 29 de março.

Eu também estou para lá de curiosa com o uso de KERS. Já li bons textos para tentar entender como ele funciona e a idéia de reaproveitamento é genial. Mas, estou louca para ver isso em uso. Principalmente, comparar o rendimento entre os que estão usando e os que não irão apostar no brinquedo novo. Quero muito saber se vai valer a pena levar uns choques ocasionais.

By Lu

Comentários

Henry disse…
Lu,
Matéria no Blog '16 Válvulas' sobre a BMW, uma das mais adiantadas no KERS:
"...O BMW F1.08 parou na recta grande, e quando Klien saiu e quis repor o volante no seu lugar, viu as luzes avisadoras indicarem-lhe que havia perigo de descarga eléctrica se tocasse no carro. Por isso o austríaco e os comissários de pista foram espectadores impotentes enquanto o BMW deslizou pela relva naquela descida, acabando por bater nos rails, danificando a frente… E para piorar a situação, Klien acabou por deixar cair o volante na lama, ficando este inutilizado para o resto da semana."
"KERS continua a dar problemas"
http://16valvulas.wordpress.com/2008/12/18/ker-continua-a-dar-problemas/

Lu, já escrevi em outro post, porém, não custa repetir:
BOAS FESTAS para o Octeto, familiares & leitores!

Henry
Anônimo disse…
Achei esse ótimo texto sobre o KERS do site Equipe F1 Critics , mas o vídeo não funcionava, então coloquei 2 que achei no youtube.


Quinta-feira, 15 de Maio de 2008

KERS – Kinetic Energy Recovery System
Já está confirmada para a temporada 2009 a inclusão do KERS, que segundo nosso narrador global significa “Sistema de Recuperação de Energia Kinética” (sic). Mas como funciona e como este sistema pode influenciar o esporte? Independente do nome, o objetivo do proposto é recuperar a energia utilizada para frear o carro, e reutilizá-la como uma potência extra na aceleração. Através de um botão no volante o piloto poderá liberar a energia armazenada (cerca de 80HP) por um período de tempo entre seis e sete segundos. Este ganho de potência poderá ajudar os carros a realizar ultrapassagens com mais freqüência, aumentando a competitividade da categoria na pista.

Inicialmente, idealizou-se um sistema híbrido eletro-mecânico, armazenando a energia em uma bateria, similar ao que existentes nos carros de passeio, que utilizam parte da potência de eixo para restaurar a energia elétrica da bateria. Esta energia armazenada então seria aplicada diretamente no eixo traseiro do carro, possivelmente através de um motor elétrico. Porém, um conjunto deste tipo seria caro, pesado e ocuparia um grande espaço no carro.

Video: Sistema híbrido eletro-mecânico
Ferrari F2009 KERS K.E.R.S. for dummies
http://br.youtube.com/watch?v=R-A6ZcenX7s


A segunda alternativa encontrada é utilizar um sistema conhecido como flybrid. Ao invés de armazenar a energia em baterias, este sistema utiliza uma engrenagem girante para fazê-lo mecanicamente. O funcionamento é bastante parecido com o daqueles carrinhos de fricção, os quais são puxados para trás e quando liberados movem-se na direção oposta por meio de uma pequena engrenagem interna.

No sistema flybrid, a energia da frenagem é repassada para a engrenagem por meio de uma transmissão continuamente variável (CVT). Como resultado, a engrenagem gira a velocidades enormes, a cerca de 64500 rpm. Para liberar esta potência, a embreagem acopla o CVT ao sistema de transmissão do carro, que libera a energia para o eixo de rodas, despejando toda a potência nas rodas e pneus.

Video: Sistema conhecido como flybrid
Ferrari F2009 KERS K.E.R.S.3
http://br.youtube.com/watch?v=oU6TlHqMwmY&feature
=related


Até o início desta temporada nenhuma equipe havia testado o KERS em seus carros, mas Ross Brown, diretor técnico da Honda, confessou que em um dos últimos testes de pista a equipe utilizou uma versão preliminar do seu sistema. Há indícios de que tanto a Honda quanto a Toyota estariam desenvolvendo uma versão elétrica do KERS, enquanto Renault e BMW estariam optando pela versão mecânica do sistema.

Parece-me que este sistema pode realmente ajudar nas ultrapassagens, ainda mais se acompanhado pelas novidades aerodinâmicas a serem implementadas na próxima temporada, juntamente com a volta dos pneus slick.

Fonte/texto: Equipe F1 Critics


"Pelo que eu entendi, quem se der bem logo no começo com o KERS vai levar uma boa vantagem, não me parece ser o caso da Ferrari, que esta atrasada com o desenvolvimento da peça, ate avisou que é provavel que nem use nas primeiras corridas, por outro lado pode ocorrer muitas quebras com quem for usar esse sistema. O jeito é esperar pra ver que bicho vai dar isso...

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!