Alonso e Schumi, by Tio Bria

Alonso bate Michael sob pressão, diz Briatore

Chefe de equipe de dois dos principais pilotos surgidos desde os anos 90 — Michael Schumacher e Fernando Alonso —, Flavio Briatore se esquivou de responder qual considera o melhor dos dois em entrevista à última edição da revista "F1 Racing".

Porém, o italiano da Renault ressaltou um dos aspectos em que acredita que Alonso bate o heptcampeão."Eles são dois caras diferentes em eras diferentes da F-1. Mas, entre os dois, acho que Fernando comete menos erros do que Michael.Quanto mais pressão você coloca sobre o Fernando, melhor ele fica. Michael não era tão bom em lidar com isso", destacou Briatore.

O dirigente também revelou que o asturiano se tornou um piloto melhor devido à sua passagem pela McLaren, em 2007, quando ficou com o vice- campeonato. "Fernando é Fernando. Ele voltou para nós um ano mais experiente. E, no seu nível, ter corrido em um time tão competitivo foi importante."

Por fim, Briatore comentou o fato de que há três anos, perto do Natal, Alonso anunciara sua saída da Renault para a McLaren em 2007. "Com certeza, não foi um bom presente de Natal. Mas eu não fiquei brabo ou decepcionado, apenas triste. Porém, sabia que ele teria dificuldades, pois a parte humana conta muito para Fernando, e ele não foi feliz por lá", concluiu.
(fonte: Grande Prêmio)
****

Tio Bria tem razão quando diz que Alonso lida bem com a pressão. Ano passado eu ouvi muitas vezes que Fernando não aguentava a pressão na McLaren, o que é uma bobagem! Muito pelo contrário, ele teve muita força para aturar o tormento que vivia naquele ambiente nefasto! Quem aguentaria metade do que ele aguentou?? Eu acho que pediria para sair... hahahaha

Bom, quanto a ida dele para McLaren, também fiquei muito triste, porque assim como Tio Bria, eu sabia que as coisas não seriam boas para o Fernando. No fundo todo mundo que conhece um pouco jeito do espanhol, imaginava que na McLaren iria ser complicadas para o ele, justamente pelo motivo citado pelo Briatore.

Certa vez a leitora Anelise me perguntou sobre o que eu achava do Alonso na McLaren. Bem, vou aproveitar a oportunidade para dizer o penso: ele nunca foi respeitado ou teve o carinho do time. Ao meu ver isso o afetou psicologicamente e acabou prejudicando o seu rendimento no início, quando percebeu que estava no ninho de cobras (desculpe, o termo mas é o que eu penso). Mas uma vez "acostumado" com a realidade, ele correu atrás do prejuízo e fez um bom campeonato mesmo sendo preterido dentro da própria equipe, provando mais uma vez que é bom sob pressão, sim!!!

Eu acredito que Alonso e Luisinho tenham tido igualdade de equipamento (pelo menos até o GP do Japão). Não duvido disso! O problema foi o tratamento que ele recebeu! Como disse o Tio Bria " a parte humana conta muito para Fernando" e neste ponto ele nunca teve o que merecia. Não me esqueço da cara de velório do RD em Mônaco quando ele e LH (e família + mídia inglesa) tiveram que aceitar a vitória do espanhol. Fora os outros episódios lamentáveis ao longo da temporada ...

Certa ou errada, com senso comprometido ou não, esta é a minha opinião sobre o assunto. Na verdade, o que começa errado só pode dar errado. É isso que penso da aventura do Alonso na McLaren.

Mas agora de volta a Renault ele vai voltar as vitórias e aos títulos !!! E a McLaren não passará de "just a bad dream"!

Bjinhossss, Tati

Comentários

Anônimo disse…
Tati, ótimo texto! Sua análise me fez lembrar uma entrevista que o Alain Prost concedeu, no final do campeonato do ano passado, para a jornalista Sônia Bridi. Uma das perguntas que a jornalista fez para Prost era se ele via semelhança sobre a situação dele e do Senna na McLaren com a condição vivida por Alonso e Hamilton. Em linhas gerais, ele disse que era muito difícil fazer uma comparação quando não se está dentro da equipe. Segundo ele, Senna tinha uma proximidade maior com Ron Dennis e com os funcionários da Honda. Sobre a qualidade dos carros ele tinha certeza que os equipamentos eram iguais. Entretanto, o estado psicológico o impossibilitava de estar totalmente competitivo. Prost alegou que alguns pilotos, talvez, consigam superar este tipo de contratempo (forma de tratamento diferenciado). Mas, para ele, o apoio da equipe é um fator muito importante para o bem-estar do piloto. E talvez Alonso se sentisse da mesma forma. A entrevista pode será acessada através do link:
http://esporteespetacular.globo.com/ESP/Programa/EsporteEspetacular/0,,AA1658356-5145,00.html

O importante é que agora Alonso está onde se sente melhor. É claro que a passagem pela McLaren trouxe alguns benefícios para ele também. O próprio Briatore alega que Alonso tornou-se um piloto mais amadurecido depois da sua “estada” na equipe. Temos que torcer para que a nossa Renaultzinha volte com tudo o ano que vem. Vai ser maravilhoso presenciar um novo embate entre o Alonsito, Hamilton, Kimi, Massa e talvez Kubica e Vettel. Que venha a temporada de 2009!!!

Meninas, obrigada pela mensagem de Natal. Espero que o Natal de vocês e de todos leitores tenha sido maravilhoso!
Anônimo disse…
Vixe Tati! Acabei me esquecendo de comentar o melhor benefício que a McLaren trouxe para o Alonsito: a lição para não trabalhar mais com pessoas da estirpe daquele chefe decrépito... beijinhos.
Anônimo disse…
lembrar de Alonso na Mclarem é realmente um pesadelo(sorte dele ter tirado algo de bom de lá),nunca gostei dessa equipe e tive que aturá-la por causa do Alonso em 2007, graças a deus ele saiu de lá e agora posso destilar todo o meu veneno contra eles e o chefe gelado e é claro o garoto "se acha" propaganda. Quanto a comparação entre o Michael e Alonso, comecei a acompanhar f1 na era Schumacher, mas me apaixonei por esse esporte por causa de Alonso. acho ambos excelentes, só que Fernando ainda tem muito para mostrar, em números ele está ainda muito atrás do Schumy, mas nas pistas ficou claro que ele não deve nada ao alemão. saudades daquela época...2009 força Renault. bjs
Carol ... adorei a sua definição:
"o melhor benefício que a McLaren trouxe para o Alonsito: a lição para não trabalhar mais com pessoas da estirpe daquele chefe decrépito... " hahhahaha
E põe decrépito nissooo credooooo!! hahaha

Bia, e põe pesadelo nisso hien??
Mas agora é só esperança!!! uhauha

Bjinhos meninas!!!!!!

Tati

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!