Em shakedown Williams mostra carro híbrido

Segue a matéria do Grande Prêmio sobre o mini teste feito pela Williams no aeroporto de Kemble na Inglaterra onde a equipe mostrou um FW30 adaptado seguindo o regulamento de 2009.

Williams mostra pacote aerodinâmico de 2009

Depois de surpreender ao apresentar uma versão inicial dos aerofólios que serão utilizados na próxima temporada, a Williams confirmou nesta quarta-feira (12) como será o pacote aerodinâmico para 2009. A equipe de Sir Frank Williams mostrou uma versão modificada do FW30 em um shakedown no aeroporto de Kemble, na Inglaterra, e confirmou a expectativa que se tinha das novas asas.

Pilotado por Jonathan Kennard, vice-campeão da F-3 inglesa, o carro da Williams apresentou uma versão diferente de aerofólio dianteiro daquele visto nos testes coletivos de Barcelona, em setembro. A peça, agora mais larga e mais baixa, permite o controle do ângulo em relação ao solo de dentro do cockpit.

A asa traseira, também simplificada, é a mesma vista nos treinos de Montmeló. O aerofólio agora é mais alto e mais estreito do que o utilizado em 2008.

A versão mostrada em Kemble, porém, está longe de ser definitiva. As equipes devem apresentar as primeiras modificações com relação ao carro usado neste ano nos testes da próxima semana, em Barcelona. Além das asas vistas no FW30, os carros não poderão ter as diversas aletas aerodinâmicas presentes até esta temporada.

O regulamento também prevê o retorno dos pneus slick e o uso opcional do KERS (sistema de reaproveitamento de energia cinética, em inglês), além de um difusor traseiro diferente do atual. A meta da FIA com as alterações é permitir que os carros possam andar mais próximos uns dos outros em curvas rápidas, aumentando a chance de ultrapassagens.

Eu ainda não sei o que pensar do carro. A princípio e também, por estar acostumada com os modelos anteriores achei um “patinho feio”... Em especial, esse aerofólio pequeno e simples. Porém, vocês lembram que acontece com o patinho feio na fabula, né?

Semana que vem tem testes na Espanha, vamos ver como as coisas vão se desenrolar para esse nosso patinho feio...

By Lu

Comentários

Henry disse…
Oi Lu,

Sobre o aerofólio traseiro pequeno e "versão diferente de aerofólio dianteiro daquele visto nos testes coletivos de Barcelona, em setembro. A peça, agora mais larga e mais baixa, permite o controle do ângulo em relação ao solo de dentro do cockpit..."
Veja neste video da BMW Sauber, que a equipe do Kubica Gonzo vai pelo mesmo caminho:
http://youtube.com/watch?v=F57zPfyi2rI

Bjs, Henry
hjg disse…
Sem duvidas 2009 vai ser o ano feo da F1, tomara nao sejam perigrosas aquelas "exquisitas" assas traseiras.

Eu adoraria ver uma mixtura do regulamento do ano 97 com esta seguridade e tecnologia, apra mim seriam carros lindos de morrer e perfectos para brigar na pista. :D

Um beijo grande grande para voces e obrigado por se-lembrar de mim ontem!! As adoro!!!
Henry disse…
Lu,
Segundo o Mestre Claudio Carsughi, o sistema KERS pode ter 3 formas de atuação: mecânico, híbrido ou elétrico.

Parece que só a WILLIAMS optou pelo sistema MECÂNICO, enquanto as outras, incluindo FERRARI, optaram pelo sistema ELÉTRICO.

Quem sabe os garageiros Frank Williams e Patrick Head nos tragam boas novidades em 2009.

Bjs, Henry
Lu M. disse…
Hummm.... Pois é Henry se só eles quiseram de uma maneira pode ser, mesmo, o pulo do gato... Porém, (sempre há um maldito porém) se ninguém mais quis eu fico na duvida se foi uma decisão acertada...


Aiiiiii to morrendo pelos testes... Acho que esse ano com toda essa troca de regulamento os testes de inverno não serão tão ilusórios assim...

veremos...

Bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!