Muito bacana

Olhem que matéria bacana de hoje no Globo.com. É claro que temos que maneirar nas comparações. Mas achei bacana ainda assim!!

Ao chegar a Interlagos, a última prova do campeonato de Fórmula 1 deste ano, com chances de ser campeão, Felipe Massa quebrou um tabu no Brasil: afinal, desde os tempos de Ayrton Senna, um piloto do país não chega à fase decisiva do campeonato com chances de título. Por isso, não é de se estranhar o seguinte comentário de muitos torcedores: “a F-1 voltou aos bons tempos”.

Bons tempos, claro, para os brasileiros – certamente os alemães não acharam tão tediosos assim os anos da era Michael Schumacher. De qualquer forma, a atual geração de talentos da F-1 é apontada por especialistas como uma das melhores dos últimos tempos. A carreira e o estilo dos principais protagonistas, inclusive, podem ser comparados também a de uma geração que ficou muito marcada para o torcedor brasileiro – justamente aquela da época do surgimento do fenômeno Senna, nos anos 1980.

Em 1986, Ayrton Senna, Nigel Mansell, Nelson Piquet e Alain Prost chegaram ao final do ano disputando o título. Uma foto reunindo os quatro pilotos foi tirada em Estoril, Portugal – a imagem se tornaria célebre entre os fãs da F-1, justamente por provocar um encontro de ídolos que acumulariam incríveis 11 títulos mundiais ao final de suas carreiras (3 de Senna, 1 de Mansel, 3 de Piquet e 4 de Prost).

A exemplo daquela geração, a turma “pós-Schumacher” também tem quatro pilotos que monopolizaram a disputa pelo título das últimas duas temporadas, 2007 e 2008: Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e Felipe Massa. O espanhol já é bicampeão, com os títulos de 2005 e 2006. O atual detentor do número 1 é o finlandês, após a consagração no ano passado em Interlagos. E é também em São Paulo onde mais um integrante desta turma será campeão pela primeira vez: Massa ou Hamilton.

Dos quatro, o que tem melhor currículo até agora é Alonso. E isso é um dos fatores que o liga a Nelson Piquet na turma dos anos 1980 – o brasileiro, em 86, também era bicampeão do mundo. O estilo “falastrão” fora das pistas (ambos falam o que pensam, sem se preocupar com possíveis repercussões na imprensa) e a boa técnica para acertar o carro ajudam a ligar os dois ídolos de fases diferentes da F-1 - basta ver o progresso conseguido por Alonso na Renault e com a própria McLaren.

Já Raikkonen é o piloto que assombrou a todos no começo de carreira por sua rápida adaptação à Fórmula 1, tendo colecionado vitórias em sua carreira em seus primeiros anos, mas só se sagrando campeão ao mudar para aquela que seria a melhor equipe da época. A semelhança, neste caso, é com Prost, também à época da famosa foto de 1986 com 1 título no currículo. E, a exemplo de Kimi, conquistado no ano anterior (1985), depois de sua mudança para a McLaren - o francês nunca foi campeão com a Renault, embora tenha vencido várias corridas. O estilo extremamente técnico e veloz, mas sem aparecer tanto para a torcida, também ajudam a traçar o paralelo entre os dois.

Massa e Hamilton disputam título de 2008 Por fim, Felipe Massa e Lewis Hamilton. Os dois ainda não foram campeões na Fórmula 1 - assim como Mansell e Senna em 1986. Massa foi um piloto que teve um começo de carreira difícil, pastando em uma equipe média (Sauber) e só se estabelecendo como piloto de ponta recentemente - uma situação parecida com a de Mansell naquela época. Um piloto bastante combativo nos seus anos de Lotus, mas que se tornou potencial campeão mesmo quando correu pela Williams.

O estilo agressivo –de jamais desistir de uma ultrapassagem – e extrema garra nas corridas também unem Massa ao "Leão", a quem os próprios adversários admitiam que, quando estava no seu melhor dia, era simplesmente impossível batê-lo. Situação freqüente também com Felipe Massa, vide os exemplos das corridas da Turquia e Bahrein neste ano.

Já Lewis Hamilton é o mais novo da turma, que chegou como talento promissor nas categorias de base e de cara incomodou seus rivais na F-1. E, não por acaso, é dono de um talento natural admirado pelos próprios rivais - que o consideram muitas vezes até arrogante, tamanha sua confiança em sua própria capacidade. Sim, estamos falando tanto de Hamilton quanto de Senna. De quebra, os dois têm em comum o mesmo mentor perfeccionista: Ron Dennis, o chefão da McLaren.

Claro, toda comparação exige uma certa liberdade poética. Mas um fato inegável é que os quatro pilotos da atual Fórmula 1, a exemplo da geração de ouro dos anos 1980, já colecionam polêmicas batidas entre si e alguns bate-bocas fora das pistas. Resta saber se o tempo também há de consagrar o quarteto no futuro, reunindo tantos títulos quanto daquela turma que se encontrou em 1986 para tirar uma foto em Estoril.


Beijinhos, Ludy

Comentários

hjg disse…
Ta boa a materia, mas acho aberreante comprar a Hamilton com Senna... afffff!!!
Anônimo disse…
Pode se dizer que os estilos e personalidade são parecidos! Ate algumas situações são parecidas!

1986
Nelson Piquet - 2 títulos
Alain Prost - 1 título
Mansell/Senna - 0 título

2008
Alonso - 2 títulos
Raikkonen - 1 título
Hamilton/Massa- 0 título

Mansell/Senna eram desafiantes com poles, vitórias e melhores voltas, mas com grande potencial para serem Campeões, mesmo caso de Hamilton e Massa so que um desses ira entrar na galeria dos Campeões ja esse ano! O que vai ter de "pacheco" dando xiliques quando Hamilton tiver 161 GPs na Formula 1...ai ai ai. Ja vi essa situação quando Schumacher terminou a temporada de 2001 e acabara de conquistar seu quarto título!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!