In Loco

Este depoimento que vocês lerão abaixo foi feito pelo nosso leitor e kartista, Fernando Cataldo (com quem já fizemos esta matéria), e sempre que ele participar de uma prova no campeonato de kart, vai escrever-nos um relato contando como foi o seu desempenho.
Só para que todos saibam, Fernando nos explicou que as etapas do campeonato recebem nomes de pilotos. Bacana não é? Achei o máximo!

"Relato in loco" por Fernando Cataldo

Dia 15/05 – GP Fernando Alonso – Kartódromo Pole Position – São Paulo/SP.
Pela manhã o tempo era de muito sol, porém ao longo do dia o tempo foi esfriando e o sol foi desaparecendo. No briefing antes da minha corrida (a quinta bateria do dia), estava apenas frio.
Ao sentar no kart para ir para a pista, começa a chuva. Muita chuva! Seria apenas a minha terceira participação em uma corrida assim. Faço a primeira volta para verificar condições da pista molhada. Mas não há possibilidades de largada devido a inúmeras poças que colocam o motor de cada kart sob o risco de afogar. Volta feita por Bruno Braz e Fernando Cataldo (Conselheiros e membros da organização do KCBS);
Acontece um atraso de quase 1 hora para o início do treino classificatório de 10 minutos. Para tentar minimizar os danos da chuva, os fiscais de pistas, mecânicos e pilotos começam a passar rodo para eliminar as poças, pouco sucesso, mas o suficiente para a pista ser liberada ainda com pouca chuva;


Largo da terceira posição no grid embaixo de chuva. Por motivo de segurança, largada é realizada em fila indiana, o que resultou em uma partida sem emoções e com pouquíssimas ultrapassagens. Após a largada, a terceira posição é mantida com segurança e depois de algumas voltas, a aproximação até o segundo colocado é rápida, com uma ultrapassagem limpa, segura e bonita. Começo a abrir vantagem para o terceiro colocado tentando chegar ao primeiro, que já estava bem à frente.
A chuva para e a pista vira um sabão, mudando totalmente a forma de pilotar, todo cuidado é pouco, pois a aderência fica praticamente nula dificultando muito o desempenho. O meu primeiro erro, no final da reta dos boxes, no ponto de freada, pista “ensaboada” e a primeira rodada, o suficiente para perder a segunda colocação. Continuo na terceira, com o quarto colocado muito próximo. Começa uma batalha que dura até a penúltima volta. Consigo defender bem minha posição de todos os ataques durante esse tempo, abrindo certa distância e perdendo tempo em pequenas escapadas devido à falta de estabilidade do asfalto na pista; O segundo erro acontece no mesmo local da primeira rodada, perco o ponto de freada e espalho na curva, permitindo a ultrapassagem e a perda do terceiro posto. Termino a corrida na quarta posição, colado no terceiro colocado.

Foram pontos importantes, em uma corrida difícil devido às condições da pista. Contei com a sorte de meus adversários diretos que também tiveram dificuldades e terminaram mal a corrida, com isso, subo duas posições na tabela: 11º na classificação geral (a 4 pontos do décimo colocado) e último classificado para a série ouro, faltando 03 etapas (uma rodada dupla e uma etapa normal) para o início dos playoffs.
A próxima etapa é GP Emerson Fittipaldi, dia 27/07/08, no Kartódromo ABC Kart em Diadema/SP a partir das 11h00.


Beijinhos, Ludy

Comentários

Adalberto disse…
Eu já falei pra turma do Kart Club Baixada Santista não basear o campeonato deles nesse kartódromo...

Se fosse no PitStop, por exemplo, eles teriam largado, pois lá há drenagem...
Anônimo disse…
Corrida com largada em fila única tira toda a emoção da prova..

uma pena!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!