Gil de Ferran

Assim como o post do Klien, já tem mais de uma semana que quero falar sobre Gil de Ferran.
Fiquei felicíssima, por saber da sua volta as pistas e também sobre a nova carreira de dono de equipe.
Gil de Ferran foi mais um dos pilotos que me foi apresentado naquela saudosa temporada da Indy em 1995. Desde então, o admiro profundamente, e venho seguindo à distância sua carreira, sempre comemorando suas vitórias e conquistas.

1995

Sobre a nova empreitada, graças a uma maravilhosa relação há anos com a Honda, ele irá competir na American Le Mans Series (ALMS), com sua própria equipe, a De Ferran Motorsport.

Na Honda F1

Tendo apoio oficial da Acura Motorsport, a divisão de carros mais avançados da Honda, competirá portanto, com uma Acura ARX-01b na classe LMP2. O carro foi desenvolvido pela Honda Performance Development e é equipado com motor V-8 de 3,4 litros.

Gil tem em seu currículo um Bicampeonato da Fórmula Indy 2000/2001 (ou Champ Car, CART, como preferir), e a vitória nas 500 milhas de Indianápolis (2003).

O sonho das 500 milhas em 2003

Quando se aposentou, Gil de Ferran foi trabalhar como diretor esportivo na Honda, no período entre 2005-2007.Essa experiência como diretor-esportivo da Honda na Fórmula 1, despertou em Gil interesse por cargo diretivo ainda maior que o já existente quando pilotou para Roger Penske, com quem conquistou suas maiores vitórias.

“Tenho saudade de levar um carro ao seu limite e o tempo vivido na Fórmula 1 aumentou minha vontade de gerenciar uma equipe. Agora farei os dois, é um desafio.”
A nova equipe terá a sede perto de Indianápolis, tendo como diretor geral o veterano John Anderson. Já o segundo piloto da equipe ainda será confirmado.
Todos estão felizes com a chegada da nova equipe, o presidente da ALMS, Scott Atherton declarou: “Gil é outro nome da lista A para a categoria. Sua carreira estelar exemplifica a excelência em nossa indústria e não há dúvidas em minha mente de que ele terá sucesso tanto como piloto como chefe de equipe”.

A AMLS é uma novidade para ele por ser disputada com modelos de turismo e não monopostos, como sempre Gil pilotou.

“Estou confiante de que serei competitivo. Nessa competição são necessários dois pilotos por carro. Vou escolher o melhor piloto possível para ser meu parceiro, a fim de ajudar a equipe e eu também verificar o quão rápido ainda estou."

A primeira corrida da equipe será após o início do campeonato, e é prevista para 17-19 de abril em Long Beach.

Como eu não resisto, vou fazer uma mini bio deste piloto que eu tanto admiro.

Gil de Ferran é brasileiro, nascido em Paris em 11/11/1967. Seu pai, que é engenheiro mecânico, se encontrava temporariamente na França, a serviço da Willys do Brasil. Quando Gil tinha apenas 9 meses de idade seus pais voltaram para o Brasil.
Cresceu e se educou em São Paulo, onde morou até os 20 anos de idade. Tem dois irmãos, Márcia e Marcos.
Seu primeiro contato com o automobilismo ocorreu quando tinha apenas 5 anos. Sob a supervisão direta do pai, começou a pilotar um kart, nos estacionamentos da Cidade Universitária em São Paulo.
Gil sempre contou com o apoio e o incentivo da família para o automobilismo, com a condição de que seus estudos fossem sempre colocados em primeiro lugar. Então, cursou o Instituto Mauá de Engenharia até o terceiro ano quando, em 1988, optou definitivamente pelo automobilismo, seguindo sozinho para a Inglaterra, já como piloto profissional.
Foram 7 anos de atuação em diversas categorias, com muitas vitórias e dificuldades que lhe deram experiência e contribuíram fortemente para sua formação, tanto técnica como pessoal, dentro e fora do automobilismo.
Em 1995 transferiu-se para a Fórmula Indy, passando a residir em Indianápolis - Indiana, nos Estados Unidos, em no ano seguinte mudou-se novamente, desta vez para Fort Lauderdale - Flórida, para facilitar suas constantes viagens dentro dos Estados Unidos e para o Brasil.

Comemorando as 500 milhas com o amigo Helinho

O ladrilho dos sonhos!

Com o anúncio do fim de sua carreira como piloto, em 2003, e a contratação para ser diretor da equipe Honda na F-1 dois anos depois, Gil decidiu se mudar para a Inglaterra.

É casado com Angela, com quem tem 2 filhos. Anna Elizabeth, nascida na Inglaterra em 1995, e Luke, que nasceu nos Estados Unidos, em 1997.


Conheceu sua esposa na Inglaterra na época em que pilotava para a equipe Paul Stewart Racing, de propriedade do legendário piloto tricampeão de Fórmula 1, Jackie Stewart.

A família reunida, detalhe para Anna brincando com o "tio" Helinho

Sucesso para Gil de Ferran em seu novo desafio!!!

By Vick

Comentários

Anônimo disse…
Muito sucesso mesmo para o Gil...ele merece muito mesmo, gosto dele. Excelente piloto, campeão, merecedor!!!!
Ai... Gil de Ferran... lembro dele qdo era ainda criança!! muito legal!!
Boa sorte para o Gil!!!
Esta foto dele é indy é linda!!!
Parabéns Vick!!!!!


Bjinhoss

Tati

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!