Atualizações na Lotus

Lotus introduzirá escape com "efeito coanda" no GP da Coreia

Tentando frear queda de rendimento das últimas etapas, equipe vai implantar conceito já usado por outros times nesta temporada

Leonardo Felix
08/10/2012

A Lotus se tornará mais uma equipe a adotar o conceito do chamado “efeito Coanda”, já explicado pelo colunista do Tazio, Ubiratan Bizarro Costa, em seu escapamento a partir do GP da Coreia, que será disputado no próximo domingo.

Seguindo os passos de Sauber, McLaren, Ferrari, Williams e, mais recentemente, Mercedes, o time sediado na cidade inglesa de Enstone acredita que a atualização pode colocar fim à curva decrescente de competitividade de seu carro e permitir que Kimi Raikkonen siga vivo na luta pelo título.

“Temos seguido um caminho praticamente solitário com nosso escapamento relativamente simples”, comentou o diretor técnico da equipe, James Allison. “De qualquer forma, desde antes do lançamento do E20 temos cuidado de desenvolvimentos paralelos em nosso programa de túnel de vento, baseados no exaustor com efeito Coanda”, seguiu.

“Assim que vimos que o ganho potencial desse sistema supera o nosso atual desenho, ficou claro que precisávamos implantá-lo, tanto em benefício deste último quarto de temporada como também em relação à experiência de aprendizado que isso nos dará para o ano que vem”, explicou.

Para que a atualização pudesse ser incluída, a escuderia teve de remodelar praticamente toda a parte traseira do carro, colocando novas aletas de direcionamento do fluxo do escape e uma proteção no assoalho contra o aquecimento provocado pelos gases. 

Além disso, a aplicação do novo conceito também adiou mais uma vez o desenvolvimento do duto aerodinâmico testado em alguns treinos livres, que teve sua estreia agendada para a Bélgica, depois adiada para o Japão e agora suspensa. O dispositivo só deve voltar a ser avaliado nos testes para jovens pilotos de Abu Dhabi, que acontecem na semana posterior ao GP árabe, penúltima etapa do calendário. 

“Não tivemos uma introdução das mais felizes para esse sistema”, admitiu Allison. “Como só tínhamos oportunidades limitadas de testá-lo nos treinos livres, foi mais difícil do que eu esperava fazê-lo provocar alguma mudança efetiva. Vamos retirá-lo, repensá-lo e mais provavelmente fazer uma nova análise nos testes para jovens pilotos de Abu Dhabi, onde teremos mais tempo de desenvolvê-lo de forma mais sistemática”, argumentou. 

Desde o retorno das férias de agosto a Lotus não consegue repetir o mesmo desempenho apresentado até o GP da Hungria, quando Raikkonen chegou a disputar a vitória com Lewis Hamilton. Há três etapas o time não registra um pódio e Kimi, apesar de se manter em terceiro na tabela de pontuação, vê a diferença em relação ao líder Fernando Alonso permanecer em expressivos 37 pontos, restando cada vez menos em disputa até o fim do certame.

Fonte: Tazio

É, vocês têm que fazer algo mesmo galera porque do jeito que está, Kimi já fez milgares demais.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paula Senna Lalli

Feliz Cumpleaños, Fernando!

Meus laranjinhas favoritos