Aprendizado

Vettel aprendeu com as lições de 2010, afirma chefe da RBR

Diretor da equipe austríaca acredita que bicampeão mundial usou experiência do primeiro título para superar fase negativa no campeonato

Lucas Berredo
15/10/2012

As lições aprendidas em 2010 ajudaram Sebastian Vettel a ascender à liderança do campeonato na segunda metade da temporada, afirmou o diretor da Red Bull, Christian Horner.

A exemplo de seu primeiro título mundial – conquistado com uma sequência de três vitórias nos quatro últimos GPs –, Vettel teve paciência para suportar os momentos negativos na campanha e emplacar a partir de Cingapura uma série de três triunfos consecutivos que o alçaram à ponta da tabela. O alemão sustenta agora uma vantagem de seis pontos para Fernando Alonso, da Ferrari.

“Ele [Vettel] continuou a amadurecer e ganhar experiência nos últimos anos. Ele está pilotando melhor do que nunca. Passou por momentos difíceis em 2010 na rota para o primeiro título e estas foram experiências de grande valia. Mas não há nada garantido”, analisou Horner.

“Avançamos apenas seis pontos à frente de Fernando e ele tem ficado próximo a Seb no pódio. Tenho certeza que esse título será decidido apenas na última corrida e teremos de extrair o máximo possível a cada fim de semana, como fizemos aqui e quase o fizemos no Japão. É importante que, nos próximos quatro GPs, aproveitemos este momento”, acrescentou.

Na opinião de Horner, a atual campanha é uma das mais difíceis na curta história da Red Bull. Em 2010, a equipe venceu o Mundial de Construtores com 60,95% dos pontos possíveis, e no ano seguinte, com 79,56%. Hoje, lidera o campeonato com apenas 53,34% dos tentos disputados até então.

“Nada é fácil e, quanto mais você vence, a situação fica mais difícil. Este ano tem sido mais intenso do que os últimos. O primeiro foi muito especial, defendemos o título melhor que ganhamos, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido no campeonato e Seb tem uma vantagem de seis pontos. Não estamos pensando em títulos no momento”, opinou Horner.

Fonte: Tazio

Mas é para isto que as experiências servem, para nos fazer aprender. E acho sim que Vettel aprendeu bastante de lá para cá.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Cumpleaños, Fernando!