Não disse?!?!

Irritado com punição imposta a Vettel, Marko dispara contra FIA: “Dois pesos e duas medidas”

A polêmica punição imposta a Sebastian Vettel por ultrapassar Jenson Button do lado de fora da pista, no hairpin, em Hockenheim, no último domingo (22), continua dando o que falar. Dessa vez, foi Helmut Marko, consultor da Red Bull, que se posicionou de maneira contrária à sanção imposta pelos comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) ao piloto alemão. 

Na opinião do dirigente austríaco, há um rigor além da conta e “dois pesos e duas medidas” quando se trata de punir manobras como a de Vettel no GP da Alemanha. De acordo com Marko, a entidade falha ao não adotar um padrão de punição para situações do tipo. Marko criticou a FIA pela punição imposta a Vettel na Alemanha (Foto: Red Bull/ Getty Images/ Mark Thompson) “Muitas vezes, ao acusado é dado o benefício da dúvida. Não era o caso de punir Vettel. É um gosto amargo. Há dois pesos e duas medidas”, bradou Marko em entrevista à emissora austríaca Servus TV, parceira da Red Bull. “A situação foi provocada por Button, que não deixou espaço para Sebastian e o empurrou para fora da pista. Sebastian teve de sair para evitar um acidente”, analisou. 

Contudo, nem todo mundo partilha da opinião do consultor taurino. Nico Hülkenberg entende que a decisão da FIA em punir o compatriota foi acertada. “A manobra de Vettel não foi correta”, comentou o germânico da Force India ao considerar que Sebastian levou vantagem ao ultrapassar Button por fora no hairpin de Hockenheim. 

Para Alex Wurz, mentor dos pilotos da Williams, a regra é clara para esse tipo de situação. “As regras são muito específicas. Você pode deixar a pista com as quatro rodas do carro para fora, mas você não pode tirar vantagem disso”. Ex-Toro Rosso, atual comentarista da Rádio BBC e test-driver da Pirelli, Jaime Alguersuari concordou. “Acho que a ultrapassagem de Vettel foi totalmente ilegal. Estava fora dos limites da pista.
(fonte: Grande Prêmio)

**

Não disse que ele iria espernear!?! hehe Mas Marko tem de entender que são coisas diferentes, a meu ver. Obviamente Vettel deveria ter saído para pista para evitar o acidente. Isso é indiscutível e foi correto! Só que outra é tirar vantagem disso, quando JÀ se HAVIA discutido e estipulado que não se poderia fazer isso - os pilotos/FIA se reuniram depois do Bahrein! Acho que esta é a grande questão e por isso a punição.

Em 2010 Alonso viveu uma situação semelhante. Por um erro GROTESCO da Ferrari, de não ter exigido que Alonso devolvesse a posição para Kubica, perdemos pontos valiosos para o campeonato daquele ano.

Acho que nesta situação os grandes culpados foram Horner e Cia, que deveriam ter orientado Vettel a devolver a posição, uma vez que sabiam que aquela manobra era ilegal.

Enfim... isso é discussão para dias...

Bjinhus, Tati

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paula Senna Lalli

Feliz Cumpleaños, Fernando!