Como todo mundo...

Por regra, Ferrari e Red Bull testam entre quinta e domingo em Barcelona

Ferrari e Red Bull, que pretendiam treinar em Barcelona entre as próximas sexta e segunda-feira, terão de voltar ao cronograma original dos testes coletivos na Catalunha e estarão na pista entre quinta (1º) e domingo.

As integrantes do G4 foram freadas por uma nova disposição da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que não permitiu a alteração no programa de testes, que permitiria aos italianos e à escuderia de Milton Keynes ter um dia de treinos praticamente exclusivo em Montmeló.

Por meio de um comunicado, a Ferrari revelou que a FIA esclareceu a disposição do artigo 22.4 do regulamento desportivo, que aborda a restrição de testes, e fez uso da regra para impedir que as escuderias de Maranello e a Red Bull não tivessem a segunda-feira livre para treinar no circuito de Barcelona.

“Uma outra mudança no plano para a última sessão de testes antes do embarque para a Austrália. Com base no esclarecimento do artigo 22.4 do Regulamento Esportivo, que foi enviado às equipes ontem à noite, não é possível correr na segunda, 5 de março: como resultado, o calendário de testes da Scuderia Ferrari e das outras equipes que tinham originalmente decidido por essa opção agora reverte ao da maioria, correndo entre quinta, 1º de março, até domingo, 4.”

De acordo com o artigo, com exceção de testes em linha reta e sessões com jovens pilotos, nenhum teste poderá ser realizado "entre o começo da semana que precede a primeira prova da temporada até 31 de dezembro do mesmo ano". A questão era definir qual era a semana que precedia a abertura do Mundial, uma vez que Ferrari e Red Bull argumantaram que o período começava no dia 12, dias antes do GP de Melbourne, no dia 18 de março.

Mas uma resolução da FIA enviada às equipes esclareceu o imbróglio e determinou que o período de restrição de testes vigora a partir de 5 de março. A exceção a essa regra será entre 1º e 3 de maio, quando as equipes da F1 vão realizar uma quarta sessão de treinos coletivos, que terá lugar no circuito de Mugello, na Itália.

Dessa forma, a Ferrari já definiu que Felipe Massa vai abrir os trabalhos na última sessão da pré-temporada. O brasileiro guia a nova F2012 na quinta-feira, entregando o comando do bólido vermelho para Fernando Alonso na sexta-feira. No dia seguinte, Felipe pilotará novamente em Barcelona, enquanto o bicampeão mundial encerra as atividades do time de Maranello.

A Red Bull adotou esquema semelhante ao da Ferrari, ou seja, com seu segundo piloto abrindo os treinos na Catalunha. Mark Webber será o responsável por pilotar o RB8 na quinta e no sábado, enquanto o atual bicampeão do mundo, Sebastian Vettel, pilotará o bólido taurino sexta-feira e também no domingo.

Resta saber se a Lotus terá autorização da FIA (e também das outras equipes do grid) para ter três dias extras de testes, como o time de Enstone pretende pedir, uma vez que a escuderia teve de abortar os treinos em Barcelona, na semana passada, para voltar à Inglaterra e reparar um problema crônico no chassi 02 do E20. O time de Kimi Raikkonen e Romain Grosjean ainda não se pronunciou sobre o assunto.
(fonte: Grande Prêmio)

**

Opsss... então lá vamos nós! Mark e Massa começam os trabalhos!

Bjus, Tati

Comentários

Tati,

assim parece não haver privilégios para A ou B...

abs...

Postagens mais visitadas deste blog

Mas logo o Maradona??

Alonso em 2023

Roubou a cena!